Faça o teste e descubra o seu ENEATIPO!

O Eneagrama é uma ferramenta de autoconhecimento que identifica nove tipos distintos de personalidade, ajudando a compreender comportamentos, motivações e padrões emocionais.

Este teste utiliza o livro A Sabedoria do Eneagrama de Don Richard Riso e Russ Hudson, publicado pela editora Cultrix São Paulo, 1999 como referência.

Guia para Realização do Teste de Personalidade do Eneagrama

⚠️ Atenção: Se você tem mais de 25 anos, para que o resultado do seu teste reflita melhor quem você é, RESPONDA às perguntas com base em como você ERA entre os 18 e 25 anos. Esse período representa o auge da sua personalidade, e após essa idade, certas características podem ter mudado, afetando o resultado. Pense e responda conforme sua mentalidade entre 18 e 25 anos. Confio que você conseguirá!

Aqui estão algumas instruções para completar o teste:

  • Você vai responder um questionário com 45 perguntas de múltipla escolha.
  • Leia cada pergunta com atenção e responda na ordem apresentada, escolhendo sempre a primeira resposta que vier à sua mente.
  • Para cada pergunta, atribua uma nota de 0 (nada a ver comigo) a 5 (tudo a ver comigo), usando as notas intermediárias conforme a escala que mais se aproxima de sua realidade.
  • Seja honesto e não responda o que você gostaria que fosse verdade; responda a SUA VERDADE.
  • Após responder as 45 perguntas, clique no botão FINALIZAR TESTE!
  • Quando o teste for finalizado, uma tela exibirá seu resultado de eneatipo. Você também receberá o resultado por e-mail.
  • Você está a apenas um passo de se autoconhecer!

Primeiro passo já foi dado!

Agora clique em ENVIAR para preparamos a sua TRILHA de aprendizado.



Quais os tipos de Eneagrama?

Tipo 1: O Perfeccionista. Tipo idealista, seguidor de principios. Éticas e conscienciosas, a pessoas do Tipo Um têm um senso muito claro do que é certo ou errado são professores e cruzadas que sempre lutam para melhorar as coisas, mas têm medo de errar. Organizadas, ordeiras e meticulosas, elas tentam viver conforme altos padrões, mas podem resvalar para a critica e o perfeccionismo. Costumarn ter problemas com a impaciência e a raiva reprimida. Em seu aspecto mais positivo, quando se encontram na faixa saudável, essas pessoas são criteriosas, ponderadas, realistas e nobres, além de moralmente heróicas.
Tipo 2: O Ajudante. Tipo compreensivo, voltado para o lado interpessoal. As pessoas do Tipo Dois são amigáveis, generosas, empáticas, sinceras e afetuosas mas podem ser também sentimentalistas e aduladoras, esforçando-se para agradar os outros a qualquer preço. Sua maior motivação é chegar perto dos demais e, por isso, muitas vezes tentam tornar-se necessárias. Costumam ter dificuldade em cuidar de si mesmas e reconhecer suas próprias necessidades. Em seu aspecto mais positivo, quando se encontram na faixa saudável, são pessoas altruístas e desprendidas que amam a si mesmas e aos demais incondicionalmente.
Tipo 3: O Vencedor. Tipo adaptável, movido pelo sucesso. As pessoas do Tipo Três são seguras de si, atraentes e encantadoras. Ambiciosas, competentes e sempre prontas a agir, elas podem deixar-se orientar muito também pelo status e pela ideia de progredir na vida. Muitas vezes preocupam-se com a própria imagem e com o que os outros pensam a seu respeito. Seus problemas geralmente são a paixão excessiva pelo trabalho e a competitividade. Em seu aspecto mais positivo, quando se encontram na faixa saudável, são pessoas autênticas, que se aceitam como são de fato representam tudo aquilo que parecem ser: modelos que a todos inspiram.
Tipo 4: O Intenso. Tipo romântico, introspectivo. As pessoas do Tipo Quatro são atentas a si mesmas, sensíveis, calmas e reservadas. São emocionalmente honestas e não têm medo de revelar-se como são, mas estão sujeitas a flutuações de humor e inibições. Podem mostrar-se desdenhosas e agir como se não estivessem sujeitas as mesmas leis que os demais, ao mesmo tempo que se esquivar das pessoas por sentir-se vulneráveis e cheias de deleitos. Seus problemas mais comuns são o comodismo e a autocomiseração. Em seu aspecto mais positivo, quando se encontram na faixa saudável, são pessoas muito criativas e inspiradas, capazes de renovar-se e transformar as próprias experiências
Tipo 5: O Analítico. Tipo concentrado, cerebral. As pessoas do Tipo Cinco são alertas, perspicazes e curiosas. Conseguem abstrair-se de tudo e concentrar-se no cultivo de idéias e dons os mais complexos. Independentes e inovadoras, quando excessivamente dedicadas a seus pensamentos e construtos imaginários, podem mostrar-se distantes e irritadiças. Em geral, seus maiores problemas são o isolamento, a excentricidade e o niilismo. Em seu aspecto mais positivo, quando se encontram na faixa saudável, as pessoas do Tipo Cinco são como pioneiros e visionários que vivem adiante de seu tempo e vêem o mundo de uma forma inteiramente nova.
Tipo 6: O Precavido. Tipo dedicado, que valoriza a segurança. As pessoas do Tipo Seis são esforçadas, responsáveis e dignas de confiança, mas podem ser defensivas, evasivas e muito ansiosas, estressando-se só de reclamar do stress. Costumam ser indecisas e caulelosas, mas podem mostrar-se reativas, desafiadoras e rebeldes. Seus problemas mais comuns são a insegurança e a desconfiança. Em seu aspecto mais positivo, quando se encontram na faixa saudável, as pessoas deste tipo são dotadas de muita estabilidade e autoconfiança, defendendo corajosamente as mais necessitados
Tipo 7: O Otimista. Tipo produtivo, sempre ocupado. As pessoas do Tipo Sete são versáteis, espontâneas e otimistas. Praticas, brincalhonas e joviais, podem mostrar-se também dispersivas e pouco disciplinadas, tendendo a assumir mais responsabilidades do que poderiam dar conta. Sua eterna busca de novas emoções pode leva-las a não terminar o que começaram, exaustas pelo excesso de atividade Seus maiores problemas são geralmente a superficialidade e a impulsividade. Em seu aspecto mais positivo, quando se encontram na faixa saudável, as pessoas do Tipo Sete mostram-se capazes de concentrar-se em metas louvaveis, realizando-se e tornando-se cheias de alegria e gratidão.

Tipo 8: O Poderoso. Tipo forte e dominador.

As pessoas pertencentes ao Tipo Oito são seguras de si, firmes e assertivas Protetoras, talentosas e decididas, podem ser também orgulhosas e dominadoras Por achar que precisam controlar o meio em que vivem, as pessoas deste tipo mostram-se muitas vezes contenciosas e intimidadoras. Seu maior problema é a dificuldade de compartilhar a intimidade. Em seu aspecto mais positivo, quando se encontram na faixa saudável, as pessoas deste tipo são mestras do autodominio- usam sua força para melhorar a vida dos outros, mostrando-se heroicas, magnânimas, as vezes, deixando sua marca na Historia.

Tipo 9: O Mediador. Tipo descomplicado, de facil convivência.

As pessoas desses tipo são constantes, crédulas e receptivas tem bom gênio, bom coração e são faceis de contentar mas podem ir longe demais na disposição de ceder para manter paz em sua ansia de evitar conflitos, podem exagerar na complacência, minizando todos os entraves que surgirem. Seus maiores problemas são a passividade e a teimosia. Em sou aspecto mais positivo, quando se encontram na faixa saudável, as pessoas do Tipo Nove são incansáveis em sua dedicação a aproximar os demais e resolver mal-entendidos.

© 2024 Bem-Te-Vi Academy